Como foi o curso de gestão de suporte para empresas de tecnologia em São Paulo

2010.

Ano marcante e lá fomos nós para o primeiro evento do ano, em Sampa.

Alagamento

Foto copiada do blog da Metrópole, Estadão – https://blog.estadao.com.br/blog/metropole/?cat=1103

Não posso deixar de registrar o horror que a cidade está se transformando. Cada vez que chove, um pânico generalizado. Não tem terremoto nem guerra, mas as coisas ficam dramáticas tais como se tivessem.  Gente ilhada, morro deslizando (com casas), túneis e veí­culos submersos e assim por diante.

Very well, do curso

Através dos tradicionais exercí­cios quebra-gelo, os habituais momentos de mudança vieram à tona. Saindo da casa dos pais, assumindo novas responsabilidades na empresa, novos caminhos sendo trilhados e outras situações similares.

Contudo, uma nova imagem: “estou matando um leão por dia“.

Sempre que ouço tal descrição, ela me remete — pessoalmente — ao arquétipo de Jung denominado “Herói”. A necessidade de provar qualidades, de superação, de passar para a fase madura da vida.

Jung:

É importante reconhecer que em cada fase deste ciclo, a história do herói toma formas particulares, que se aplicam a determinado ponto alcançado pelo indiví­duo no desenvolvimento de sua consciência do ego e também aos problemas especí­ficos com que se defronta a um dado momento”.

Em geral, meu esforço é para incorporar outro arquétipo nos participantes do curso.

Aquele da iniciação!

Abandonar a forma do herói e cruzar a fronteira para outro momento.

Geralmente, tal arquétipo caracteriza-se quando o indiví­duo passa por testes e provações, nascendo daí­ uma nova consciência.

Quase todos já passamos por algo assim. Ter um filho. Casar. Começar a trabalhar. Estamos periodicamente repetindo tais ritos.

E o que de melhor pode haver em colaborar com tais profissionais a tomarem consciência que a empresa espera outra postura deles e ajudá-los a tornarem-se gestores?

Catálogo de serviços

Que maravilha!

Um dos participantes apresentou fisicamente o catálogo de serviços de sua empresa.

Pedro Paulo Costa mostrou por que a PC Informática é uma pujante empresa no setor de software.

Ela desenvolve o Winthor, ERP para o mercado atacadista e…

Vejam por vocês mesmos a imagem ao lado.

Simples, prático e pequeno.
Direto ao ponto.

E a grande sacada: no verso, “Os serviços não prestados pela equipe da Central de Serviços“.

Parecia até combinado, pois o exercí­cio realizado pelo grupo e a apresentação da teoria culminaram com uma manifestação real e prática com a exibição do referido catálogo.

Continuidade do curso

Altos debates entre o grupo de alunos sobre o melhor método de atendimento. Direcionador? Solucionador? Aparentavam adiantar a polêmica do exercí­cio de recrutamento (Quem matou Maria?), tal a ênfase que cada debatedor defendia suas ideias.

O exercí­cio da base de conhecimento foi o mais dramático até hoje interpretado. Das seis linhas de texto do cartão, chegou apenas uma na mensagem final. E ainda por cima, errada, hahaha!

O dia seguinte

Sempre é o mais rico, na minha impressão. Por que envolve pessoas.

Das questões de motivação e recompensas, múltiplas experiências compartilhadas:

  • VPSA com esquema de avaliação 360 graus, progresso interno baseado em ní­veis e estágios
  • PC Informática com campanhas variadas e remuneração direta em pila (dinheiro!) para quem atinge metas, desde o atendente até lí­der de célula
  • E-Services que também oferece grana pras metas alcançadas

Do filme assistido

Todo curso apresento um trecho de filme do Chaplin. Marcante. Na veia. Pra chocar mesmo. E preparar o terreno para a palestra de mudança no comportamento do gestor.

O fantástico é ver como o grupo cria novas compreensões, ideias etc. a partir de um pequeno trecho. Cada grupo é único neste aspecto. Vejam algumas considerações:

  • Não repassava, pois o sujeito produzia 10% da minha velocidade, por isso melhor eu fazer.
  • Tendência a ficar no seu mundinho
  • A pessoa fica na sua zona de conforto

Do final

Encerramento de um grupo sempre é um momento complicado. Lidar com o luto – perda daquela vivência mágica que compartilhamos durante dois dias – é dureza. Só quem esteve por lá, conhece tal sentimento.

Dos comentários apresentados:

  • Gostei muito dos debates
  • Minha expectativa foi satisfeita
  • Gostei da metodologia, de me envolver, de fazer acontecer
  • O curso inteiro abriu a minha mente
  • Gostei da sensação boa do grupo estar presente
  • O curso foi muito além da minha expectativa
  • Tenho agora uma melhor visão da estrutura e organização do suporte

Uau.

Ao grupo, meus amigos e colegas da Matrix Sistemas, PC Informática, VPSA, E-Services, Tyrex, Transdata e TrueIT: de coração, foi um prazer compartilhar o perí­odo que passamos juntos.

Aos que ainda não participaram, um dia chega seu dia 😉

Abração,

El Cohen

Algumas (muitas) fotos

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