TCC: Implementação de ITIL

tcc-jeimeObaaa…

Jeime Nunes, de Recife, defendeu sua tese de mestrado com o tí­tulo “Gestus ITIL – um processo para implementação das práticas ITIL para gerenciamento de serviços de TI” e disponibilizou-nos uma cópia.

Li o documento e achei bem interessante.

Jeime apresenta as dificuldades que podem ser encontradas na implantação, um roteiro – incluindo workshop – para definição do trabalho, subprojetos e muito mais.

Disparada na lista ITSMF_BR, fui atrás e pedi cópia (pra vocês e pra mim, por que sempre aprendemos algo mais):

Prezados,

Final do ano passado conclui meu mestrado no Centro de Informática da UFPE. A dissertação foi “Gestus ITIL – Um processo para implementação das práticas ITIL para gerenciamento de serviços de TI”. Nesse trabalho procurei agrupar em fazes e atividades, práticas já conhecidas na literatura e no mercado para a implementação do ITIL.

Acredito que o resultado possa ajudar alguns de vocês em seus projetos de implementação do ITIL. A motivação para abordar esse tema no mestrado foi devido a alguns projetos que estamos tentando realizar no Governo de Pernambuco, onde sou analista concursado da Agência de TI do Estado.

OBS: uma artigo sobre o trabalho está publicado nos anais do 6º CONTECSI, realizado em São Paulo entre 03 e 05 de Junho de 2009.

Jeime Nunes
msn: jeimenunes@hotmail. com

E minha canja:

Cohen,

Segue a dissertação em anexo. Pode colocá-la no seu blog.
Quaisquer sugestões e comentários serão bem vindos.

Abraço.

Jeime Nunes

brickBah, eu não tenho sugestão, ao contrário!

Só elogios.

Todo trabalho cientí­fico sobre nossas práticas deve ser louvado pois coloca um tijolinho a mais no crescimento profissonal de todos nós. E disponibilizar ao público, trinta pontos-extras, hehehehe.

Valeu!

Clique aqui para ter acesso ao documento em formato PDF.

Abração,

El Cohen

3 comentários em “TCC: Implementação de ITIL”

  1. Prezado Roberto Cohen, decidi fazer meu TCC(estudo de caso) sobre implementação de service desk em uma empresa de pequeno porte, no final do ano concluo o curso de Gestão em TI na Unisul Virtual.
    Procurando na internet, consegui chegar até seu livro, comprei ele e atualmente estou estudando para levantar bastante argumentos para abrir a cabeça e ter o que colocar no TCC.
    Antes disso, comprei o livro do Ricardo Mansur sobre Governança de TI, área na qual pretendo me especializar.
    Caso tenha algum material sobre service desk que possa vir a ajudar na elaboração do meu trabalho e conseguir enviar para meu email, lhe agradeço muito, pois estou patinando no início do meu trabalho, depois de engatar a primeria marcha o carro anda o problema é conseguir engatar essa marcha…rs*
    Fico no seu aguardo, parabenizando-o pelo excelente livro.
    Abraços,
    João Luiz

  2. João,

    Veja mais o livro do Ivan Magalhães, “Gerenciamento de Serviços de TI na Prática”. Excelente referência.

    Abraços e obrigado pelo elogio 🙂

    El Cohen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *