SENAC RS oferece curso de ITIL a 360 pila

senacOK.

Chegou minha vez de comentar o assunto.

Se clicarem na imagem ao lado, verão a notí­cia publicada no Baguete dia 26 de maio:

“O SENAC RS passa a oferecer cursos de ITIL por R$ 360 (30 alunos, 24 horas de conteúdo programático).”

Meu ranço

Há muito tempo eu tenho uma tremenda implicância com a turma dos vários “esse”s: SENAC/SESC/SESI/SENAI/etc.

Caso você não saiba, uma parte de todos os impostos de cada segmento econômico são destinados para os respectivos organismos.

senac-logo-2Se você é do comércio, um pedacinho do seu imposto vai pro SENAC/SESC. Se é da indústria, vai pro SESI/SENAI ou assim parecido.

São instituições sem fins lucrativos que visam desenvolver o setor, alavancando a qualidade de seu segmento através de educação profissional.

Porém…

De certa forma, acabam concorrendo com as próprias empresas que deveriam ajudar a se desenvolver. De repente, as empresas de treinamento – que pagam impostos e cuja parte da receita vai direto para o seu “S” respectivo – o vê batalhando alunos em concorrência.

Resulta que minguam as oportunidades de negócio das empresas, em especial, as pequenas, desprotegidas contra essa concorrência que conta com uma enorme infra-estrutura, inclusive a ní­vel nacional. A pequena tem sala de teleconferência? O SENAC tem. Ela paga impostos. O SENAC? Hahahahaha.

De certa forma e num ní­vel de abstração exagerado, é como se o dono do galinheiro cobrasse impostos das galinhas para porem ovos. Logo, logo elas não aguentam e deixam o dito cujo sem ovos.

Mas o SENAC tem até faculdade hoje em dia, então esse assunto é terra arrasada, leite derramado, não adianta discutir muito.

Este é um viés da história.

Mas a vida é justa?

Por outro lado, nunca achei a vida JUSTA.

injustica

Tem gente competente sendo despedida por que um desgraçado roubou demais nos EUA. E o cara  que sempre trabalhou legal, vai pra rua. Outra é o dólar que sobe ou desce demais e desanda empregos e oportunidades.

Feito isso, as empresas pequenas poderão batalhar na justiça ou se ajustarem, prestando ofertas que o SENAC não cobrirá.

Sim, por que cá entre nós: ensinar ITIL básico já era. Todo mundo sabe que esse é o tema da vez. E não foi por acaso que o SENAC chegou-se a este assunto, depois de ensinar Java, PHP e outros conteúdos.

E isso é bom, apesar de ser injusto (na minha ótica).

Fará a turma de treinamento trabalhar mais e criar algum tipo de diferencial. E a comunidade vai ganhar com isso.

Pier, tacada matadora

pierAliás, preciso registrar a esplêndida e genial coluna – ITIL – um bom chapéu!! – do Pier Riboni sobre o assunto.

Começa falando sobre sua coleção de chapéus. Passa a comentar a oferta do SENAC RS e… Ironicamente, fala que o seu chapéu preferido é mais caro por que…

Obviamente é melhor.

Captaram a genialidade do mestre?

Convém dizer que ironia é assim: a gente diz as coisas indiretamente.

E cada um interpreta a sua maneira, hoho.

Das outras coisas boas

ery_jardimO Ery Jardim é o cara. Muito bom. Excelente, aliás.

Tive aula com ele. Enchi um caderno com anotações.

Mas não creio que vá ficar ministrando cursos a R$ 360. Podem ter certeza. Está ali pra fazer a coisa embalar. É como pegar uma Ferrari pra ir comprar pão na esquina. Ele vai dar um start inicial e depois…

Hummm… Sei lá, ele é o gestor do assunto, terá que desempenhar, hahahahaha. Competência não lhe falta. Nem estrutura.

Também é importante que, por esse preço, as empresas poderão lotar as salas para aprender ITIL. É quase uma alfabetização da nossa comunidade profissional no assunto. E não é só de ITIL, mas também de COBIT.

about_kde-128Eu nunca dei bola para certificações, todo mundo sabe.

Mas contar com alguém que conhece o que é incidente, gerência de problemas, erro conhecido etc. é  um bom handycap para um gestor.

Oh, yeah.

Vamos ver que outras coisas o SENAC RS nos prepara (EAD de ITIL e COBIT?)…

Abrazon

El Cohen

1 comentário em “SENAC RS oferece curso de ITIL a 360 pila”

  1. Concordo, hoje saber os fundamentos ajuda qualquer gestor, eu ano passado estava na área técnica e resolvi fazer certificações, hoje trabalho como coordenador e quando vou contratar a ITIL tornou-se um diferencial em poencial, principalmente se a pessoa tem alguma experiência, segue a dica: eu paguei 89,00 em um curso ITIL V3 na ISSO É, fiz as vídeo aulas, simulados e passei, então fica a dica: http://www.issoe.com.br (hoje ainda vejo muita gente reclamando dos preços dos cursos, fica aí a ajuda e vamos estudar.
    Andre Arruda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *