Procurando uma base de conhecimento pronta?

E já que no último artigo (Ferramenta indispensável para um KBA) sobre o Aulete Digital, um dicionário gratuito e que pode e deve ser usado pelo KBA (Knowledge Base Administrator) para revisão de documentos, segue uma nova dica.

Há muito existe uma demanda apontada pelos profissionais:

credit-128Onde encontrar uma base de conhecimento pronta, ready-to-use, que dispense o longo processo de criação e manutenção?

Algo que possa ser acoplado ao sistema de Help Desk e Service Desk com os principais tópicos sobre Microsoft Office, Windows Vista e outras aplicações como produtos da Corel, Lotus, Adobe, Photoshop, Outlook e uma vasta lista de aplicações.

E para sua surpresa, ou não, ela existe!!!

É claro que existem bases de conhecimento prontas para uso.

Dispensam você de criar item-a-item, “terceirizando” a organização desse conhecimento tão comum e permitindo dedicar-se somente ao conhecimento que é exclusivo de sua organização.

Quer conhecer uma? KnowledgeBroker Inc.

knowledgebroker

Uma empresa especializada no assunto. Trocentas bases de conhecimento prontas e compatí­veis com ferramentas como Altiris, BMC Software, Remedy, CA, Peregrine etc.

Se você visitar o site, ainda ganha de inhapa uma lista de vantagens de possuir uma base de conhecimento organizada e atualizada:

  • melhor suporte técnico
  • diminuição no tempo de espera (do técnico que “vai-ver e já retorna”)
  • respostas imediatas para FAQs
  • redução no volume de incidentes ao Help Desk
  • Diminuição no tempo das ligações
  • Facilidade de treinamento
  • bla-bla-bla (que aliás você encontra documentado no meu livro Implantação de Help Desk e Service Desk e em português)

Porém…

NÃO TEM NADA EM PORTUGUÊS

(Ao menos eu não encontrei informações sobre isso no site do fabricante/desenvolvedor citado)

E aí­ eu pergunto:

Seu usuário utiliza Windows Vista em português ou inglês? Se for o segundo caso, maravilha. Contrate e acople a base de conhecimento fornecida ao seu produto de registro de incidentes e, quanto o usuário indicar  a mensagem em inglês, você tem a solução ou esclarecimento num “vupt“.

E Cohen, vamos mais além, por que não tem em português?

Daí­ é preciso visitar a Wikipedia,  verbete List of languages by total number of speakers.

Veja o gráfico abaixo dos idiomas mais falados em todo o mundo (clique nele para expandir):

grafico

Já aviso que a “barrinha em verde” é exatamente o que você está pensando:

A quantidade de pessoas que falam português

Ora, por que alguém faria uma base de conhecimento cujo vida útil é pequena, em função de tantas inovações e diante do frenético lançamento de versões, para o OITAVO idioma mais falado no mundo?

Sudae, brother…

So sorry, mas economicamente eu acho inviável aparecer algo assim. Pode ser que apareça um maluco e nos surpreenda, vendendo uma base de conhecimento confiável, ou reduzida, mas…

Até agora, nadicas.

Abraços e vejo você por aqui:

28/04 – palestra no Colégio São Francisco pros estudantes
12/05 – Help Desk Day em Porto Alegre
13/05 – FATEC São Caetano do Sul – palestra dupla aos estudantes
14/05 – HDI Congresso Internacional –  palestra quebrando paradigmas
28/05 – Curso de gestão em suporte técnico para empresas de tecnologia
11/08 – Sucesu SP – palestra

El CO

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