Quem são as lideranças nacionais em Help Desk?

– Quem são as lideranças nacionais em Help Desk e Service Desk?

Esta foi a pergunta que Claudiney Santos, diretor e editor da TI Inside, flechou-me em almoço no restaurante Capim Santo, próximo da Paulista.

A TI Inside é um dos periódicos da Converge Comunicações. Esta possui vários outros, como Teletime, Tela Viva, etc. Fazem um trabalho sério no ambiente corporativo. Claudiney comentou-me que estão organizando ciclos de palestras com enorme sucesso. SOA foi um deles. Agora vem o de OUTSOURCING por aí­. Tudo gente graúda e de qualidade.

O motivo da pergunta era saber quem questionar sobre tendências e outros movimentos neste mercado. Quando se fala em impressoras, HP tem vez. Redes, a Cisco aponta. Segurança, Módulo e Symantec. E assim por diante. E Help Desk?

Iniciamos um exercí­cio de tabular nomes, entidades, etc.

  • HDI Brasil – Uma entidade mundialmente reconhecida. Mas não é uma associação; por isso não isenta de segundos interesses. Não significa que “faça as coisas para o mal“, mas sempre haverá a suspeita de um viés que atraia mais treinamentos e certificações, que é o negócio dela. Sem esquecer que Carlos Sacco, a fera que teve a coragem e iniciativa de trazer o HDI ao Brasil, também comercializa o FootPrints, software de gestão na área de Help Desk / Service Desk.
  • ITSMF Brasil – O forum poderia ser um bom local para discutir tal assunto, mas… Infelizmente a sua abrangência de várias e várias disciplinas faz perder o foco no Help Desk / Service Desk, o qual vira um aspecto secundário ou terciário. Além do quê, lida com um framework definido (ITIL), o que pode fazer com que relegue a segundo plano outros frameworks também presentes no mercado.
  • HDO – Well, minha colega Hetel Semer tem uma longa jornada pela frente na organização da empresa. Para firmar-se como uma voz que analisa os rumos do mercado, seria necessário interagir mais, realizar mais pesquisas, etc. E este não tem sido o foco do HDO, mais voltado para treinamento e consultoria.
  • Eu – Hahahaha, totalmente tendencioso para Fireman, ainda que presente em todos os cantos do paí­s via eventos Help Desk Day, implantações de Fireman e o 4hd.
  • Empresas de outsourcing – Existem inúmeros players no mercado, como Sonda, Chiptek, Stefanini, Tecnocomp, Processor, PremierTI, Politec, outros. Mas nem sempre o negócio deles é opinar. Está mais para gerar lucro e ganhar negócios.

í? claro que CISCO, HP, etc também tem suas preferências (em especial, por modelos caros de suas próprias marcas). Mas a sua abrangência e extensão permitem sondar cada território do paí­s ou exterior. O que já não acontece com os players por mim citados.

Uma situação curiosa é que também no exterior não existe uma representação reconhecida. Existe a https://thesspa.com/ (Associação dos profissionais de suporte a software), a www.asponline.com (associação dos profissionais de suporte) e mais várias outras pequenas entidades.

MAS NENHUMA TEM REPRESENTATIVIDADE.

Curioso, hein?

Daí­ que ficamos assim.

Ele ainda catando alguém que represente o mercado.

E eu abismado com esta conclusão sobre este vácuo de liderança e autoridade.

Hehehe

Abraços,

El Co

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *