Primeiro livro brasileiro de Help Desk

Estou editando um artigo antigo pra comentar que o meu livro chegou!!!www.livrohelpdesk.com.br

Veja na guia da direita link para o mesmo.

Abraços,

Cohen

O primeiro livro nacional de Help Desk não é meu. E isso me dá uma inveja enorme, pois venho escrevinhando um há três anos. Contudo, é do Juliano Stadlober, um gaúcho lá de Caxias do Sul (presumo), o que ameniza meu sentimento compensando com outro que é meu bairrismo gaúcho, hahaha.

Do livro: tem coisas que gostei, outras não. Apesar de ainda não “ter colocado meu bloco na rua“, como diriam os antigos, não significa que eu esteja impedido de criticar o trabalho dos outros. Afinal, “quem sai pra chuva é pra se molhar“.

Dos aspectos positivos que gostei no livro:

  • A alegria de ver brasileiros produzindo conteúdo sobre o assunto. É muito, muito difí­cil escrever e publicar um livro. E o Juliano trilhou toda essa amolação (dedicar noites, manhãs, revisar, não se deixar entregar à preguiça, medo, coletar idéias, persistir, escolher as melhores expressões e palavras, etc) com firmeza de propósitos!
  • O livro é um apanhado gerencial sobre aspectos de atendimento. Envolve menções a ISO 9001:2000, ISO 10002:2004, ITIL, Cobit, Sarbanes Oxley, etc. Destaca em suas 150 páginas indicadores de qualidade, método de acompanhamento e outras informações.
  • é bem organizado e de fácil leitura. Fiz uma floresta de anotações no meu volume de anotações, mas vale lembrar que sou muito cri-cri. E isso é uma das grandes qualidades do livro: ele nos apresenta um template, algo que podemos debater, conversar, etc. Um ponto de partida.

Do que não gostei:

  • Achei superficial. Para gerentes interessados em métricas e planejamento, eu acho que ele atende com satisfação, mas não se envolve no operacional. Talvez até por que não fosse o seu objetivo. Mas comprei-o pensando nisso.
  • é distribuí­do por uma editora não tão grande como as tradicionais, com pouca capilaridade no paí­s. Fosse por uma maior (e eu sei que é barra convencer uma Makron, Campus, etc a publicar obras nacionais) e teria, com certeza, prateleira no interior de Alagoas, em livrarias lá do Alegrete, etc. Por que isso seria bom? Mais gente entabulando diálogos, questionando, conversando sobre Help Desk e Service Desk.

Como é possí­vel perceber, as crí­ticas contrárias são miúdas. O legal é poder ter acesso a um livro nacional, com cheiro de Brasil, para estudar e aperfeiçoar procedimentos e idéias. E discutir, debater, etc.

Lembrando então (clique sobre o nome para visitar o site da Livraria Cultura):

HELP-DESK e SAC com qualidade
Juliano Statdlober
Editor Brasport – 2006

Eu gostaria e desejo muito me somar ao Juliano no iní­cio do ano que vem com mais um livro brasileiro sobre o tema. É preciso ter abundância de opções, para surgir a qualidade. Se a comunidade fica restrita a um ou dois livros, como saber o que é melhor? Como aperfeçoar? Precisamos de muita, muita gente escrevendo artigos, literatura, etc sobre Help Desk e Service Desk. Que tal você?

AH, onde comprar o livro do Juliano?

Hahahaha, pô daí­ já é muita mordomia.

Vai procurar, hehe..
🙂

Abraços

Cohen

9 comentários em “Primeiro livro brasileiro de Help Desk”

  1. Roberto, gosto muito de seus artigos e tenho certeza que seu livro preencherá uma lacuna no mercado editorial brasileiro.

    Com relação ao livro do Juliano, também achei superficial, bom para quem ainda não conhece esses assuntos e quer ter o primeiro contato, mas para quem já leu a respeito, é muito básico.

  2. Olá Roberto. Estou participando pela primeira vez. Creio que o seu trabalho tem atingido pessoas e organizações que vc nem imagina. Justamente pelo sentimento que temos do seu interesse em buscar o progresso de todos e o avanço do tema. Minha empresa e meus gerentes são a prova disso. Também estou escrevendo um seminário sobre informatização, simples e “mirado no alvo”. Passa pelo service-desk e help-desk. Seu livro e suas idéias certamente farão diferença. Abs.

  3. Oi, Fábio.

    Minha principal idéia é estimular o COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO.

    Quanto mais acontece, mais crescemos todos!

    Quando seu seminário estiver pronto, avise-me para que possamos informar ao pessoal mais esta novidade.

    []’s

  4. Oii estava procurando na net algo sobre exelência em helpdesk pois sou chefe de qualidade onde trabalho -com helpdesck -e me deparei com o livro do Juliano,ainda não li,pois como sou cega preciso primeiro comprar e skannear para poder ler…oxalá tivesse já algo digitalizado,e percebi que havia outro livro chegando em 2007,eeii estou desatualizada….ainda não li nada sobre isso….gostaria de parabenizar pelo blog e buscar de fontes mais sabias algo para meu melhor desempenho nas minhas tarefas.

  5. Pingback: Cadê tu, Brasil? – 4HD Blog

  6. Pingback: Todos os livros de suporte técnico falando… – 4HD Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *